Tendência do momento: decoração retrô

Tendência do momento: decoração retrô
Decoração

Tendência do momento: decoração retrô

 

Vindo diretamente dos anos 50 e 60, o estilo retrô é uma releitura muito dinâmica, divertida, e de alto impacto visual, impressionando já no primeiro olhar. Marcado por peças icônicas recheadas de cor, o estilo traz algumas dificuldades para os menos experientes na arte da decoração.



Decoração de cozinha vintage em estilo clean e sóbrio.

 

Diferente do estilo vintage, que utiliza peças reais da época, ou criadas com o mesmo modelo, o estilo retrô possui design e tecnologias modernas, mas com um toque suave de tempos antigos em seu estilo. É considerada uma tendência inimiga de quem não gosta de garimpar por achados, já que possui, em alguns casos, preços bem salgados em suas peças.

 

Tudo colorido

 

As cores reinam neste tipo de decoração. Com composições fortes e alegres para projetos destacados, azul, amarelo, preto e vermelho vivos são os mais utilizados. Porém, muitos arquitetos e decoradores estão apostando nas composições mais delicadas, com tons pastéis de azul, rosa ou verde.

 

No geral, são utilizadas cores que, usualmente, não combinariam entre si, mas que em uma paleta retrô trazem o clima especial do estilo. E onde as cores são aplicadas? Onde você preferir. Desde o chão e as paredes, com cerâmicas estilosas, até móveis e objetos de decoração, como cadeiras ou panelas; quem define quanta cor ou onde aplicar é o tom que você procura para o cômodo.

 

Qual revestimento é a melhor opção para minhas paredes?

 

Depende do que você procura. Decorações mais “clean” costumam utilizar cerâmicas de cor única, como as pastilhas Cristal Azul Anil, ou a cerâmica esmaltada Cristal Pistache. Assim o visual fica menos carregado, e pode-se utilizar o revestimento por todo o cômodo, ornando com outras decorações.

 


Banheiro retrô clean.

 

Agora, se você procura por visual mais chamativo, uma ótima opção são os revestimentos decorados, que apostam nas estampas antigas, com ar de casa de vovó, para deixar o ambiente mais alegre. Diversos padrões combinam com o retrô: xadrez, listras, poá, floral, psicodélico - tudo encaixa se você tiver bom gosto!

 


Ambiente decorado com a cerâmica Ecoline Olinda.

 

E para o chão, quais são minhas opções?

 

Seguindo a mesma ideia dos revestimentos de parede, o chão tem ainda mais liberdade para ousar na decoração retrô. Cores sóbrias como o marrom e o cinza são muito utilizados para garantir que o ambiente não fique muito poluído, mas diversos projetos ousam com azulejos em xadrez, floral, e até mesmo o preto e branco dos anos 50. Nos últimos anos, até mesmo a madeira ganhou seu espaço, criando uma decoração retrô com um toque rústico.

 


Revestimento em porcelana Ebony Chevron HD.

 

O porcelanato segue dominando o mercado por sua enorme gama de texturas e acabamento de qualidade, reinventando os ladrilhos hidráulicos, réguas de madeira e outros formatos antigos, sempre com brilho único. Lembra do piso encerado na casa de sua avó? Com os porcelanatos, o brilho é maior com muito mais praticidade.

 

Pronto para decorar sua casa ou apartamento com um estilo atemporal? Escolha a melhor opção para seu projeto acessando nossos produtos.